PAVILHÃO ATMOSPHERIC TIME – LONDRES 2011

Explorando o lado efémero da arquitetura, este projeto consistiu em projectar um pavilhão temporário, considerando a espacialidade dos sentidos, como luz, temperatura, som e a tensão entre o interior e o exterior. O local é um pátio de uma escola de música, localizado em Greenwich, ao lado do rio Tâmisa.

O conceito deste projecto foi baseado na água como elemento principal, e as suas propriedades de reflexão e distorção. Em águas rasas ou em espaços fechados, reflexões e reverberações do ar/água e interfaces objeto/água produzem anomalias no campo sonoro.

O material de acabamento utilizado nas paredes exteriores foi papel reciclado, utilizando painéis pré-moldados do edifício existente, como uma espécie de reflexão distorcida. Para o interior, o mesmo material foi usado, mas neste caso com tijolos de papel reciclado.

Os corredores simétricos e salas com diferenças apenas na espessuras das paredes e aberturas, evocam a água e as suas propriedades, produzindo diferentes experiências com som, luz e atmosfera.

Category
Projetos